Sindicato Rural de Campinápolis realiza 1ª Cavalgada Outubro Rosa; vídeo

O movimento aconteceu na manhã deste sábado (04).

Sindicato Rural de Campinápolis realiza 1ª Cavalgada Outubro Rosa; vídeo
Foto: Mix Agência Criativa

Por: Adailson Pereira

 

O Sindicato Rural de Campinápolis (a 545 km de Cuiabá), com o apoio da Prefeitura Municipal, realizou neste sábado (04), a 1ª Cavalgada Outubro Rosa. O evento reuniu dezenas de mulheres que percorreram as principais ruas da cidade. A ação ainda contou com palestra sobre a prevenção do câncer de mama, almoço, show ao vivo, bingo e sorteio de brindes.

 

Vale destacar que o Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, criado na década de 90.

 

A data, celebrada anualmente, tem o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

 

Gerente sindical, Analice Luciano, ressaltou que a ideia de promover a cavalgada surgiu devido a parceria que o órgão tem com o Hospital de Amor de Barretos/SP, que é referencia o tratamento de câncer na América Latina.

 

“Temos uma parceria muito forte com o Hospital de Câncer de Barretos, e nós, do Sindicato Rural, sempre buscamos fazer ações, e entendemos que nesse caso [outubro rosa], a prevenção é a melhor forma. Nosso objetivo foi de conscientizar a população sobre o câncer de mama. Fizemos esse movimento com as mulheres, já que são as mais afetadas, lembrando, que os homens também são acometidos com a doença”, disse Analice.

 

A gerente sindical ainda agradeceu o apoio do público. “Graças a Deus fomos abraçados com esse movimento, a população compareceu, tivemos apoio da Prefeitura, Câmara Municipal e de várias mulheres que carregaram a bandeira do Sindicato Rural, uma bandeira muito forte”, disse Analice que ainda agradeceu o apoio de toda equipe.

 

Parceira do evento, o Lions Clube de Campinápolis é uma associação que desenvolve diversas ações humanitárias e de serviço em diversas áreas, incluindo fome, câncer, entre outros. Representando a organização, Roseli Campos revelou que essa é a primeira vez que o Lions participa de uma campanha do Outubro Rosa em Campinápolis. “A Analice nos convidou para essa parceria e nós abraçamos a causa, porque é nobre. Temos essa missão de alertar a população com os cuidados, a prevenção precoce, pois, quando mais cedo começar o tratamento, maior a chance de cura”.

 

Presente no evento, o prefeito Jeovan Faria (Republicanos), parabenizou o Sindicato Rural pelo evento.

 

“Em nome do presidente Joaquim Júnior e da Analice, parabenizo o Sindicato Rural e toda a equipe que uniu uma paixão campinapolense, que é a cavalgada, com um assunto importantíssimo, o câncer de mama, os cuidados que temos que ter. Estamos juntos nessa parceria e a saúde municipal também vem trabalhando e orientando a população, referente a esse tema”, disse o gestor.

 

Político na região do Araguaia, Gustavo Bang, marcou presença na cavalgada. “É um prazer estar aqui. Parabenizo as mulheres de Campinápolis pela iniciativa, o Sindicato Rural por abraçar e realizar esse evento de conscientização ao câncer de mama. Um evento bonito, que mostra a força das mulheres, o cuidado que tem que ter. Agradeço o convite”.

 

Veterinária, Cássia Cristina ressaltou a união e o apoio de todos na realização do evento. “Uma ação voltada para as mulheres, só que os maridos vieram participar e apoiar a gente, e isso, é muito gratificante. Meu marido, por exemplo, não deixou eu vir sozinha. É um trabalho cansativo de conferir todos os animais que estão participando da cavalgada, e ele veio me ajudar. É muito gratificante a mulher, sendo mulher, receber esse apoio do homem”.

 

Durante o almoço realizado no salão do Parque de Exposição Nazih Jamal, houve show ao vivo com Aulismar Alves e Wesmar Gomes. Após, a Dra. Amanda Guimarães Azevedo ministrou uma palestra ao público presente sobre a prevenção da doença. “O câncer de mama, quando descoberto precocemente, tem 95% de chance de cura, e nós, temos um exame de rastreamento consagrado e recomendado para as pessoas acima dos 45 anos, então, não tem porque não fazer, a gente sabe, que se descobre no início, maior a probabilidade de cura”, disse a doutora.

 

O evento ainda contou com o bingo em prol da Equoterapia. Foram sorteados três prêmios. 01 ventilador no terceiro bingo; 01 liquidificador no segundo e uma bezerra nelore no prêmio principal.

 

Presidente do Sindicato Rural, Joaquim Júnior agradeceu a todos pela parceria e revelou que em 2026, haverá a segunda edição da cavalgada.

 

“A gente fica muito feliz de realizar um evento desse com o apoio do Senar, da Prefeitura, que são nossos parceiros e não medem esforços para nos ajudar. Só que o mais importante de tudo, é a conscientização, alertar a todos sobre a prevenção ao câncer de mama, uma pauta que vem se destacando no Brasil e no mundo. A população abraçou a causa, as mulheres fizeram bonito nesse evento e com certeza, essa cavalgada vai acontecer todos os anos”, disse o presidente.

 

Outubro Rosa

 

No Brasil, em 2018, a Lei nº 13.733 instituiu o Mês de conscientização sobre o câncer de mama – outubro rosa, período em que devem ser desenvolvidas as seguintes atividades, entre outras:

 

I – iluminação de prédios públicos com luzes de cor rosa;

II – promoção de palestras, eventos e atividades educativas;

III – veiculação de campanhas de mídia e disponibilização à população de informações em banners , em folders e em outros materiais ilustrativos e exemplificativos sobre a prevenção ao câncer, que contemplem a generalidade do tema.

 

O Instituto Nacional de Câncer (INCA), participa do movimento desde 2010 e promove eventos técnicos, debates e apresentações sobre o assunto, assim como produz materiais e outros recursos educativos para disseminar informações sobre fatores protetores e detecção precoce do câncer de mama.

 

O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020 em todo o mundo, o que representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres. As taxas de incidência variam entre as diferentes regiões do planeta, com as maiores taxas nos países desenvolvidos.

 

Para o Brasil, a estimativa foi de 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.

 

Esse tipo de câncer também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil, com taxa de mortalidade ajustada por idade, pela população mundial, para 2019, de 14,23/100 mil. As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.

 

Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas.