Projeto “Colher e Plantar” é lançado em Campinápolis com foco na educação ambiental e sustentabilidade; vídeo

Iniciativa une o Sindicato Rural, Ministério Público de Mato Grosso e a Prefeitura de Campinápolis com o objetivo de promover conscientização ambiental entre crianças e adolescentes.

Projeto “Colher e Plantar” é lançado em Campinápolis com foco na educação ambiental e sustentabilidade; vídeo
Foto: Mix Agência Criativa

Por: Adailson Pereira

 

Nesta sexta-feira (10), o município de Campinápolis (a 545 km de Cuiabá), vivenciou um momento especial com o plantio do viveiro do projeto “Colher e Plantar”, uma parceria entre o Sindicato Rural, Ministério Público de Mato Grosso e a Prefeitura Municipal, por meio das secretarias de Meio Ambiente e Educação. A ação aconteceu com a participação de autoridades locais, representantes do setor produtivo e, principalmente, estudantes, protagonistas do futuro que o projeto busca transformar.

 

A proposta do “Colher e Plantar” é estimular a educação ambiental desde cedo, promovendo a consciência ecológica e a valorização da natureza. O projeto inclui o plantio de mudas, com a criação de viveiros e a realização de atividades pedagógicas com foco na sustentabilidade.

 

Durante o plantio, o secretário municipal de Meio Ambiente, Luiz Eduardo, destacou a importância de semear desde já a conscientização ambiental entre os jovens.

 

“É um projeto muito importante. O meio ambiente é algo que está presente em nossas vidas, e principalmente pensando nas futuras gerações. E nada melhor, é a gente estar plantando essa semente cedo e vão ficar guardados na memória dessas crianças e adolescentes”, afirmou.

 

O presidente do Sindicato Rural, Joaquim Júnior, também reforçou o papel dos produtores rurais e da união entre instituições para a construção de um futuro mais sustentável:

 

“É um projeto que nasceu há muito tempo, e hoje estamos plantando mudas, através do Ministério Público, em parceria com a Prefeitura, através das secretarias de Meio Ambiente e Educação. Eu como presidente do Sindicato Rural, estou aqui representando todos os produtores rurais, trazendo a mensagem de conscientização. A gente precisa do meio ambiente, precisa viver, um projeto que vai durar por muitos anos”, disse.

 

Além da ação de plantio, foi lançado oficialmente o viveiro de mudas no Sindicato Rural, que servirá como base para a produção de diversas espécies de mudas. A gerente sindical, Analice Luciano, explicou que a iniciativa está conectada a outro projeto do sindicato, chamado “Viver Permanente”, e enfatizou a homenagem ao projeto idealizado por Juvenal nas terras indígenas.

 

 

“Essa ação se deu devido a uma outra que temos no sindicato, que é o Viver Permanente. A gente vai ter uma base de produção de mudas no sindicato, em parceria com o Ministério Público, e hoje estamos fazendo o lançamento desse viveiro e homenageando o nosso amigo Juvenal, que foi o idealizador do viveiro de produção de mudas frutíferas para levar às áreas indígenas no tratamento de saúde. Trouxemos os alunos para ver o projeto e ajudar a desenvolvê-lo ao longo do tempo”, destacou.

 

A ação foi marcada também por momentos de integração entre os alunos e os profissionais envolvidos, com atividades educativas, contato direto com a terra e o plantio das mudas do viveiro. Com isso, o projeto levou a mensagem de preservação e responsabilidade com o meio ambiente para toda a população.