Chuva rápida causa estragos em Novo São Joaquim: telhados destruídos, muros caídos e tendas levadas pelo vento; vídeo
Há previsões de novos temporais isolados nos próximos dias.

Por: Adailson Pereira
Uma forte e rápida chuva pegou de surpresa os moradores de Novo São Joaquim (a 478 km de Cuiabá), na tarde desta quarta-feira (8), deixando um rastro de destruição em diversos pontos da cidade. Em poucos minutos, a combinação de ventos intensos e pancadas de chuva provocou danos materiais significativos.
Segundo relatos de moradores, o temporal durou cerca de poucos minutos. Apesar do curto tempo, foi o suficiente para destelhar casas, derrubar muros e fazer tendas montadas em casas e estabelecimentos comerciais da cidade voarem por vários metros.
"Nunca vi nada igual. Em questão de minutos, o telhado da minha casa saiu voando e alguns pedaços caiu no quintal do vizinho", contou o um morador do município que pediu para não ser identificado.
Na entrada da cidade, tendas foram parar longe, devido ao vendaval. Segundo o empresário, Jorge Luciano, as tendas de alguns comércios voaram com certa facilidade.
“Sobrou apenas um monte de ferros retorcidos e as lonas das tendas todas rasgadas. Aqui no restaurante, temos umas toras de madeira que pensam mais de 60kg, todas saíram do lugar. Nunca vi algo parecido”, disse o empresário que é dono de uma pousada e restaurante em Novo São Joaquim.
Vale destacar que temporais com ventos fortes ocorrem por causa da instabilidade atmosférica, geralmente em sistemas de baixa pressão, combinada com alta umidade e diferenças de temperatura. O ar quente e úmido sobe, formando nuvens (cumulonimbus), e a queda de pressão acelera o ar, resultando em rajadas de vento intensas e precipitação forte.
Meteorologistas alertam para a possibilidade de novas pancadas isoladas nos próximos dias, e pedem atenção especial à população, especialmente em áreas com estruturas vulneráveis.
Comentários (0)
Comentários do Facebook