Artesãs que estão expondo na VI Expoarte de Barra do Garças encontraram na cultura uma fonte de renda extra
O evento acontece em anexo a Festa de Santo Antônio.
Por: Geovanna Morais
Em parceria com a Prefeitura de Barra do Garças (a 509 km de Cuiabá), durante a 71º Festa de Santo Antônio acontece a VI Exporte, com exposições de vários artesanatos e um mix de cultura, principalmente de artesãs mulheres, que encontrou na confecção das peças artesanais uma fonte de renda extra.
No evento, 3 associações da região estão marcando presença, sendo: Mãos Criativas de Pontal do Araguaia e Mãos do Araguaia e Mãos Produtivas de Barra do Garças.
Artesã há 5 anos, Ângela Salter destaca que começou no artesanato confeccionando sapatinhos de crochê. “Fui aprimorando o meu conhecimento, ai comecei a confeccionar laços e por último, comecei a fazer santinhas que hoje é o carro chefe de meu ateliê”.
Outra artesã, Mel Carvalho ressaltou que o incentivo para iniciar no artesanato partiu da avó. “Ela começou passando como fazer crochê, bordados. Naquele tempo, a gente tinha que aprender, fazia parte da educação feminina. Depois tive a minha carreira como professora [...] me aposentei e comecei a fazer artesanatos como terapia. Eu faço essa arte, ganho o meu dinheiro, é prazeroso. Hoje, eu trabalho, crio ao mesmo tempo quando faço as minhas peças. Tenho uma filha artesã que me ajuda. E essa cultura vai passando de geração a geração”.
A sexta noite do evento encerrou com shows da dupla de Barra do Garças, Fellipe e Marcos, que em entrevista ao site Mix Agora, ressaltou estarem felizes por se apresentarem na cidade que os acolheram.
Comentários (0)
Comentários do Facebook