Negócios comandados por mulheres prosperam e ganham cada vez mais espaço no mundo empresarial
Por meio de soluções financeiras adequadas à sua realidade, elas contam com apoio do Sicredi para fortalecer e expandir as empresas, e gerar emprego e renda nas comunidades.

Assessoria Sicredi
Empreender é um movimento de transformação. Para muitas mulheres é também uma forma de conquistar autonomia, sustentar a família e contribuir com o desenvolvimento das comunidades onde vivem. E o Sicredi acredita que crédito e outras soluções financeira quando aliados ao conhecimento e à cooperação são ferramentas poderosas para impulsionar esses sonhos e fortalecer ainda mais o protagonismo feminino.
Atualmente, milhares de mulheres são associadas à instituição, e uma parcela significativa está à frente de pequenos e médios negócios, encontrando no cooperativismo uma alternativa viável para empreender com autonomia e sustentabilidade. Para se ter uma ideia, por meio de linhas voltadas a esse público já foram investidos R$ 22,4 milhões em empreendimentos liderados por mulheres em todo o país.
Com mais de 9 milhões de associados no país, o Sicredi entende que fomentar o empreendedorismo feminino é parte do compromisso com o desenvolvimento sustentável das comunidades. De acordo com levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), no Brasil há 30,4 milhões de pessoas donas do próprio negócio. Desse total, 10,4 milhões são mulheres, o equivalente a 34,1% do total, dados que demonstram a força feminina nos negócios. O número representa um crescimento de aproximadamente 42% entre 2012 e 2024. O levantamento também revela que mais da metade dessas empreendedoras (52,3%) são chefes de domicílio.
Ainda conforme a pesquisa do Sebrae, o perfil predominante é de mulheres entre 30 e 49 anos, cerca de 60%, muitas vezes conciliando a gestão da empresa com as responsabilidades domésticas. Metade delas não conta com nenhum tipo de apoio nas tarefas de casa e, além disso, 73% das empreendedoras são mães e, dentro desse grupo, 37% criam os filhos sozinhas.
Crédito para quem empreende com propósito
Para apoiar o crescente movimento de mulheres empreendedoras, o Sicredi oferece linhas criadas especialmente para elas como o Fampe – Mulheres Empreendedoras e o FCO Mulheres Empreendedoras. O Fampe, disponibilizado em parceria com o Sebrae, funciona como uma garantia complementar que possibilita o acesso ao crédito mesmo sem garantias tradicionais. Além disso, oferece prazos mais flexíveis, taxas diferenciadas e acompanhamento para gestão financeira. Para saber mais sobre a linha de crédito Mulheres Empreendedoras – Fampe acesse https://shorturl.at/uie3E.
Além das soluções financeiras, o Sicredi também incentiva a formação e a liderança feminina por meio do Comitê Mulher, programa voltado à equidade de gênero e ao protagonismo feminino no cooperativismo. O Comitê promove encontros, formações e ações nas comunidades para ampliar a participação das mulheres em espaços de decisão.
Comentários (0)
Comentários do Facebook