Tempestade de Poeira Escurece Céu em Sinop e Afeta Aeroporto
Na tarde desta sexta-feira (25), uma intensa tempestade de poeira cobriu Sinop (MT), reduzindo a visibilidade e atingindo até o Aeroporto Presidente João Batista Figueiredo.
Uma forte tempestade de poeira afetou o município de Sinop, em Mato Grosso, na tarde desta sexta-feira (25), transformando o dia em uma verdadeira noite. Grandes nuvens de areia, terra e poeira encobriram diversos bairros, causando dificuldades na visibilidade para motoristas tanto nas áreas urbanas quanto na BR-163, que corta a cidade.
O fenômeno, impulsionado por ventos fortes, levou pequenos objetos pelo ar e gerou imagens impressionantes, compartilhadas nas redes sociais por moradores e motoristas. A tempestade atingiu áreas industriais, especialmente nas proximidades de silos agrícolas, além de zonas residenciais e comerciais.
Um dos vídeos que circulam nas redes sociais mostra que a nuvem de poeira chegou até o Aeroporto Presidente João Batista Figueiredo, um dos mais movimentados do estado. As imagens capturadas no local revelam uma aeronave na pista, envolta pela tempestade de areia.
A assessoria da Centro-Oeste Airports (COA), concessionária do aeroporto, informou que, apesar do fenômeno, não houve registros de atrasos ou cancelamentos de voos durante a manhã e a tarde, e que o aeroporto operou normalmente nesta sexta-feira.
De acordo com o Climatempo, as tempestades de areia, conhecidas cientificamente como litometeoros, ocorrem quando partículas de poeira ou areia são elevadas do solo por ventos fortes. Essas condições são comuns em áreas com baixa umidade e altas temperaturas, como desertos. Em Sinop, a previsão do tempo para esta sexta-feira indica temperaturas variando entre 23°C e 36°C, com umidade relativa do ar entre 38% e 92% e possibilidade de chuvas de 48%.
Para o fim de semana, espera-se que as temperaturas em Sinop fiquem entre 24°C e 35°C, com 57% de chance de chuvas.
















Comentários (0)
Comentários do Facebook