Querência terá voos noturnos a partir de 2 de outubro com liberação da ANAC

Prefeito Gilmar Wentz destaca que medida trará agilidade em emergências e apoio ao crescimento econômico do município.

Querência terá voos noturnos a partir de 2 de outubro com liberação da ANAC
Foto: Assessoria

Semana 7

 

A partir do dia 2 de outubro de 2025, o Aeroporto Primavera (SDLN), em Querência (MT), estará oficialmente autorizado a operar voos noturnos. A conquista, liberada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), coloca o município em posição de destaque no Vale do Araguaia, já que apenas Barra do Garças, Água Boa e agora Querência contam com essa permissão.

Com pista de 1.400 metros de extensão por 23 de largura, homologada para aeronaves de pequeno porte até jatos médios de até 8 toneladas, o aeródromo passa a oferecer maior segurança e flexibilidade para empresários, transportes aeromédicos e operações estratégicas.

O prefeito Gilmar Wentz (PRD) comemorou a novidade destacando o impacto direto na saúde e nos negócios:  “Isso para Querência é uma grande notícia, pois muitas vezes necessitamos retirar doentes, ou mesmo empresários que precisam se deslocar rapidamente. Para a saúde, então, ajuda muito, é contar o tempo a seu favor”, afirmou.

Para o gerente do posto abastecedor de aeronaves, Diones Carvalho Santos (Marrone), o efeito da liberação será sentido em vários setores da economia e da sociedade:  “Impacta em vários setores, impacta na economia positivamente porque estamos na rota de quem traz avião dos Estados Unidos ou de fora. Agora, com balizamento noturno, os pilotos sabem que podem operar com segurança, e isso traz mais receita e mais impostos para o município. Na saúde, também não é só para rico, como muitos pensam. Empresas como a Abelha Táxi Aéreo fazem translado de pacientes do SUS e, em situações de emergência, ter um aeroporto com balizamento salva vidas. Para os negócios, garante tranquilidade: empresários sabem que podem pousar ou decolar à noite ou de madrugada, sem precisar alterar agendas”.

Querência vive um ciclo acelerado de desenvolvimento econômico, com o agronegócio como principal motor. O município está entre os 20 maiores PIBs de Mato Grosso, com forte presença da agricultura (soja, milho e arroz), pecuária de corte e a chegada de multinacionais do setor. Com a autorização para voos noturnos, o Aeroporto Primavera reforça a posição estratégica da cidade no Vale do Araguaia, trazendo ganhos diretos para a saúde, os negócios e o crescimento econômico local.