Ex-prefeito de Nova Xavantina está internado em estado grave na UTI em Cuiabá

Oswaldo Takashi Toyama apresentou sintomas de baixa glicemia e icterícia e está internado no Hospital Santa Rosa na capital do Estado.

Ex-prefeito de Nova Xavantina está internado em estado grave na UTI em Cuiabá
Foto: A Notícia em Foco

A Notícia em Foco

 

O ex-prefeito de Nova Xavantina e médico amplamente respeitado pela comunidade, Oswaldo Takashi Toyama, encontra-se internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santa Rosa, em Cuiabá. O quadro clínico é considerado grave, conforme informações repassadas pela família.

Desde o último sábado, Oswaldo apresentou sintomas de baixa glicemia e icterícia. Após a realização de exames, os médicos confirmaram o diagnóstico de câncer no fígado, o que motivou a internação em unidade intensiva para acompanhamento e cuidados especializados.

De acordo com familiares, as visitas estão ocorrendo de forma bastante restrita, seguindo regras rigorosas do hospital e também em razão do cansaço apresentado pelo paciente. A orientação é para que sejam respeitadas as normas estabelecidas pela equipe médica.

Ainda conforme informado, nesta semana Oswaldo apresentou uma leve melhora, conseguiu tomar banho e segue realizando novos exames para avaliação do quadro clínico.

Em mensagem divulgada aos familiares, amigos e irmãos, a família pediu orações, destacando a trajetória de dedicação de Oswaldo Toyama à medicina e ao cuidado com o próximo.

“Pedimos aos irmãos que o incluam em oração, para que o Grande Arquiteto do Universo conceda suas graças a uma pessoa como o Oswaldo, que tanto lutou pela vida alheia e que agora precisa lutar pela própria.”

Trajetória pública e legado em Nova Xavantina

Oswaldo Takashi Toyama foi prefeito de Nova Xavantina entre 1989 e 1992. já no exercício do cargo, foi responsável pela iniciativa que resultou na construção da Feira Coberta, uma obra que marcou sua gestão e permanece como referência no município.

Além da vida pública, Oswaldo construiu uma sólida carreira como médico, sendo reconhecido pelo atendimento humanizado e pelo compromisso com a saúde da população, o que lhe garantiu respeito e carinho de várias gerações de moradores de Nova Xavantina e da região.

A comunidade segue mobilizada em corrente de fé e solidariedade, desejando força à família e melhoras ao ex-prefeito e médico.