Bolsonaro pede autorização ao STF para receber visita de Wellington Fagundes

Encontro pode fortalecer pré-candidatura do senador ao Governo de Mato Grosso dentro do PL

Bolsonaro pede autorização ao STF para receber visita de Wellington Fagundes
Foto: Reprodução

RD News

 

O ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) solicitou ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, autorização para receber a visita do senador Wellington Fagundes (PL), pré-candidato ao Governo de Mato Grosso. A decisão sobre o requerimento deve ser proferida nas próximas horas.

Bolsonaro cumpre pena de 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe de Estado na Papudinha, anexo do Complexo da Papuda, em Brasília. Por isso, depende de visitas para as articulações políticas visando às eleições deste ano.

Caso a visita seja deferida, será o primeiro encontro entre Wellington Fagundes e Bolsonaro desde que interlocutores declararam, no ano passado, que o ex-presidente estaria apoiando o vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) ao Governo de Mato Grosso. Ao Senado, a chapa seria formada pelo governador Mauro Mendes (União Brasil) e o deputado federal José Medeiros (PL).

“O pedido tem por finalidade permitir encontro pessoal específico, a ser realizado em data oportunamente ajustada, em razão da necessidade de diálogo direto com o Peticionário”, diz a petição assinada pelos advogados de Bolsonaro, protocolada no dia 1º de fevereiro.

A expectativa é que o encontro fortaleça a pré-candidatura de Wellington Fagundes dentro do PL mato-grossense. Isso porque algumas lideranças partidárias desejam apoiar Pivetta em aliança com o União Brasil.

Se a expectativa de Wellington Fagundes for confirmada, Pivetta disputará o governo estadual sem o apoio de Bolsonaro e de seus familiares. No ano passado, sua filiação ao PL chegou a ser cogitada, mas as tratativas não avançaram justamente por conta da prisão do ex-presidente.

Depois, o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, confirmou a pré-candidatura de Wellington Fagundes com base em pesquisas internas. Embora tenha apoio de lideranças expressivas do PL, como os deputados federais Coronel Fernanda e Nelson Barbudo, os prefeitos da sigla Abilio Brunini (Cuiabá), Flávia Moretti (Várzea Grande) e Cláudio Ferreira (Rondonópolis) ainda adotam cautela quanto ao apoio ao senador.