Atleta indígena da Aldeia Corpo de Cristo de Campinápolis conquista liderança do Ranking Centro-Oeste no Hexatlo
Ângelo Tserenhi’ Bru, estudante da Escola Municipal Anastácio Feliciano Alves lidera o ranking.
Por: Adailson Pereira c/ Assessoria
Campinápolis (a 545 km de Cuiabá) mais uma vez mostrou sua força no cenário esportivo nacional. Entre os dias 24 e 26 de outubro de 2025, dois jovens atletas representaram o município no Campeonato Brasileiro de Atletismo Sub-16, realizado na cidade de João Pessoa/PB, uma das maiores competições de base do país promovidas pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).
Representaram Campinápolis os atletas: Ângelo Tserenhi’ Bru, estudante da Escola Municipal Anastácio Feliciano Alves e morador da Aldeia Corpo de Cristo, pertencente à etnia Xavante; e Gustavo Lopes Felix, estudante da Escola Municipal São José do Couto.
Ambos competiram com determinação, disciplina e orgulho, levando o nome de Campinápolis ao palco nacional do atletismo.
Destaque histórico: Ângelo Tserenhi’ Bru lidera o ranking regional da CBAt
O grande resultado veio com o atleta indígena Ângelo Tserenhi’ Bru, que participou da prova do Hexatlo — modalidade composta por seis provas atléticas que exigem força, resistência, velocidade, técnica e versatilidade. Ele é o atual campeão estadual da prova, realizada em agosto.
Com a marca de 2.551 pontos, obtida no Campeonato Brasileiro, Ângelo terminou a disputa nacional na 14ª colocação geral, competindo com os melhores atletas Sub-16 do Brasil.
Esse desempenho levou Ângelo a alcançar uma conquista histórica: Líder do Ranking da Região Centro-Oeste na prova do Hexatlo pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).
O resultado destaca não apenas o talento individual do atleta, mas também o avanço do atletismo no município.
Campinápolis no mapa do atletismo brasileiro
A evolução do atletismo em Campinápolis não é obra do acaso. O município tem investido na formação esportiva de seus estudantes e ampliado o acesso ao esporte como política pública.
Projetos esportivos vinculados à Secretaria Municipal de Educação, com o apoio da Prefeitura Municipal de Campinápolis, possibilitam que alunos da rede pública participem de treinamentos, viagens e competições oficiais.
Os atletas foram acompanhados pelos professores Amaro Cardoso de Oliveira e Peter Mattos Drey, que desenvolvem um trabalho estruturado de base, com foco na formação integral dos estudantes e no desenvolvimento de potenciais talentos.
Prefeitura e Secretaria de Educação: esporte como prioridade
A participação dos atletas no Campeonato Brasileiro só foi possível graças ao apoio da gestão municipal, por meio do prefeito Jeovan Faria (Republicanos), que tem defendido e incentivado investimentos no esporte escolar como ferramenta de inclusão e transformação social.
“O esporte é uma forma de abrir portas para os nossos jovens. É motivo de orgulho ver Campinápolis sendo reconhecida nacionalmente. Vamos continuar incentivando e investindo. O incentivo às práticas esportivas é fundamental não apenas para o desenvolvimento físico e social da população, mas também para promover integração, disciplina e oportunidades para as crianças e jovens do município. Temos vários projetos onde vários alunos vêm se destacando, não apenas no futebol, vôlei, mas em todas as modalidades, e isso mostra o trabalho sério e comprometido com o bem-estar”, disse o gestor”, destacou o prefeito.
A Secretária Municipal de Educação, Kenia Cristina Borges, reforçou o compromisso da rede com a formação humana dos estudantes.
“Quando investimos no esporte escolar, investimos em oportunidades. Nossos alunos mostram que o talento existe, mas para isso, precisamos oferecer condições para que floresça. Nosso objetivo é apoiar todas as modalidades e em todas as competições que estiverem ao nosso alcance, oferecendo estrutura, incentivo e reconhecimento aos nossos atletas. Campinápolis tem talentos em vários esportes, e queremos dar condições para que todos possam crescer e representar bem a nossa cidade”, disse.
O nome de Campinápolis agora aparece no topo do ranking regional da CBAt, um símbolo da força e do potencial do trabalho realizado nas escolas municipais.












Comentários (0)
Comentários do Facebook