Polícia

Piloto de avião interceptado pela FAB morre em confronto com a polícia em Juara

Um piloto de avião interceptado pela Força Aérea Brasileira (FAB) morreu na manhã deste sábado (24) após confronto com policiais do Gefron em Juara, região de Mato Grosso.

Piloto de avião interceptado pela FAB morre em confronto com a polícia em Juara

Um piloto de aeronave interceptada pela Força Aérea Brasileira (FAB) faleceu nesta manhã de sábado (24) após ser localizado e entrar em confronto com policiais do Grupo Especial de Fronteira (Gefron) em uma área de mata em Juara, a cerca de 300 km de Sinop.

O incidente teve início na manhã de ontem, quando a FAB interceptou a aeronave. Após o pouso forçado em uma pista de uma fazenda, o piloto ateou fogo no avião antes de fugir em direção a uma região de mata. A suspeita inicial das autoridades é que o avião transportava uma quantidade significativa de drogas.

“Ele próprio ateou fogo na aeronave para ocultar qualquer evidência do crime, que possivelmente envolvia uma grande quantidade de entorpecentes”, afirmou o tenente-coronel Alex Fontes, comandante do 21º Batalhão da Polícia Militar.

Após a fuga, equipes da Polícia Militar, incluindo a Patrulha Rural, realizaram buscas na região e montaram um cerco, com apoio do Gefron. Na noite anterior, a operação foi assumida por uma equipe especializada do Gefron, equipada para ações noturnas.

Pela manhã, o piloto foi encontrado, mas ao resistir à abordagem policial, foi atingido e posteriormente socorrido. Infelizmente, ele não sobreviveu aos ferimentos após dar entrada no hospital.

Informações preliminares indicam que o piloto estava sozinho no momento da fuga, levando consigo uma mochila ou outro objeto. A presença de outras pessoas ainda não foi confirmada.

O tenente-coronel também ressaltou que a região de Juara e os municípios adjacentes são frequentemente utilizados para operações de tráfico, com aeronaves utilizando pistas em áreas remotas, o que complica a fiscalização. “Eles mudam constantemente os locais de pouso para tentar evitar a ação policial”, explicou.

Devido à gravidade do caso, que pode envolver tráfico internacional de drogas, a Polícia Federal de Sinop também está acompanhando as investigações.