Final da Exponovo em Novo São Joaquim bate recorde de público e é destaque em organização

Peão de Jatai foi o campeão do rodeio.

Final da Exponovo em Novo São Joaquim bate recorde de público e é destaque em organização
Foto: Mix Agência Criativa

Por: Adailson Pereira

 

Noite de sábado (17), e o parque de exposição de Novo São Joaquim (a 478 km de Cuiabá), foi palco do último dia do 39º aniversário do município – Exponovo 2025 – e mais uma vez, o público presente fez a diferença, sendo o diferencial dessa edição. O encerramento do evento, contou as finais da prova de laço em dupla, rodeio em touros, rodeio mirim, pega da leitoa e shows de Di Paullo e Paulino e Marcela Mares.

 

Com premiação de uma moto 0km para a dupla vencedora na prova de laço, André dos Santos e Erick Vinicius foram os grandes campeões, com tempo na última bateria de 4s. ““Agradeço a Novo São Joaquim, a estrutura foi muito legal e graças a Deus consagramos campeões e estarei aqui ano que vem novamente”.

 

O grande destaque da noite foi a final do rodeio, disputa acirrada entre os peões. Com 170,25 pontos, Wender Freitas de Jatai foi o campeão, e levou a quantia de 8 mil reais. O prata da casa, Marcos Adriano Pereira ficou em segundo. O cowboy vencedor revelou que a Exponovo vai entrar para a história.

 

“Esse rodeio vai ficar marcado na história do cenário nacional. Eu venho lutando a bastante tempo, sempre batendo na trave. E dessa vez, aqui em mato grosso, Deus me honrou em tornar o campeão aqui”, disse o campeão do rodeio.

 

A grande novidade dessa edição foi a realização do rodeio mirim. A organização do evento premiou os 15 melhores competidores. Joaquim Alves, 7 anos, levou a melhor na montaria em carneiros e ganhou a quantia de mil reais. O mini peão dedicou o prêmio a sua irmã, que faleceu. “Esse prêmio é para minha irmãzinha que está no céu”.

 

Várias lideranças do Estado de Mato Grosso marcaram presença no último dia de festa. Presidente da Famato, Vilmondes Tomain, ressaltou que estar em Novo São Joaquim é um orgulho.

 

“Tenho um parceiro de Sindicato, que é o Carlos Royttmen, que além de presidente, ele faz parte do nosso time de colaboradores do Senar e não poderia deixar de estar aqui. Fiquei surpreso com o que vi no município, ele me mostrou a cidade, as obras que estão acontecendo. Estão construindo aqui também o NAC [Núcleo Avançado de Capacitação], logo, estaremos inaugurando. Vi que é um município que está muito bem assistido, conheço o Leonardo, é meu amigo, uma pessoa que está fazendo um belo trabalho”, disse Tomain.

 

Parceiro na realização da Exponovo, o presidente do Sindicato Rural e procurador jurídico do Senar MT, Dr. Carlos Royttmen parabenizou a gestão municipal e revelou benefícios que serão implantados em Novo São Joaquim.

 

“Parabenizo o Leonardo, a Isabella pela parceria que tem com o sindicato rural de novo são Joaquim, com o Senar e a Famato [...] pela primeira vez trazemos esse estande do Senar em Novo São Joaquim, vamos estar levando em todas as pequenas, médias e grandes cidades de mato grosso. Aqui nós temos três Assistências Técnicas Gerenciais (ATeGs), atendemos 75 propriedades rurais, gerando 3 empregos na cidade, estamos pleiteando a rede ATeC, faculdade CNA, para a gente abrir um curso técnico de Zootecnia aqui em Novo São Joaquim, com duração de 2 anos, e vamos oferecer vagas para até 30 alunos para se tornar um profissional do agro, para no futuro ser até um técnico de campo do Senar MT. Essa parceria de Sindicato, prefeitura e governo do estado é importante, porque é a união que faz a força”, destacou Royttmen.

 

Vereadora pelo município, Rahissa Royttmen (PL), parabenizou a gestão municipal e todos que trabalharam para que a Exponovo acontecesse. “A gente se prepara muitos meses antes desse evento acontecer. Pela estrutura da festa, a gente vê o quanto essa gestão está preparada para trazer cada vez mais melhorias para o nosso município. Eu, enquanto vereadora fico feliz em ver que temos uma gestão que olha para a população, não só em saúde, educação, mas também, em lazer”.

 

Presidente da Câmara de Vereadores, Júlio Bispo (Podemos), também parabenizou o prefeito, Leonardo Farias pela organização do evento. “Foi uma festa organizada e planejada, e graças a Deus deu tudo certo”.

 

Vice-prefeito, Fernando da São Luís (PL), agradeceu a população de Novo São Joaquim que compareceu durante o evento. “Agradeço a toda comunidade da nossa cidade, a todos os visitantes que abrilhantaram essa festa. Agradeço a Polícia Militar que deu um show de segurança e a o governo do estado”.

 

Primeira-dama e secretária municipal de Assistência Social, Isabella Mendonça, agradeceu a todos que marcaram presença e ressaltou que o momento é de descansar e divulgar o Festival de Pesca no distrito de Cachoeira da Fumaça.

 

“Estamos encerrando essa festa com chave de ouro e com muita gratidão a Deus, a população são joaquinense, os nossos visitantes que nos prestigiaram. Já estamos preparando o festival de pesca, são festas grandes que demanda muito tempo, dedicação, responsabilidade. Já temos algumas atrações confirmadas e em breve estaremos divulgando”, disse Mendonça.

 

A Exponovo 2025 foi realizada graças a parceria da prefeitura com o Governo de Mato Grosso e os deputados., foi o que destacou o prefeito Leonardo Farias Zampa (PL), durante entrevista.

 

“Três dias de festa e hoje, o sentimento é de gratidão a Deus e a todos que compareceram e festejaram durante o evento. Deixo o meu agradecimento ao governo do estado, a secel que nos ajudaram, deputado [estadual] Max Russi que colocou recursos também, deputado [federal] Juarez Costa, obrigado e que são nossos parceiros. Logo, nas próximas semanas, estaremos anunciando a grade de shows da Cachoeira da Fumaça que vai acontecer nos dias 28, 29 e 30 de agosto, coloque na agenda e venha festejar com a gente no festival de pesca”, disse Zampa.

 

A dupla Di Paullo e Paulino fizeram o encerramento da grade de shows nacionais do evento. Os sertanejos enalteceram o povo mato-grossense pela recepção.

 

Já no palco dois, Marcela Mares se apresentou durante os três dias de festa. “Pela primeira vez, marquei presença nesse evento maravilhoso que é a Exponovo. O público daqui foi muito bacana, que recepção maravilhosa, fiz muitos amigos”.