Secretaria Municipal de Educação de Campinápolis realiza o 3º Seminário do Programa Alfabetiza MT

Contou com a presença de Suzana Fabrin Coordenadora Estadual de Avaliação - SEDUC; Kelly Kátia Damasceno Assessora Técnica de Avaliação - SEDUC Alissandra Silva Santos e Márcia Adriana de Barros Fraga Coordenadoras Regional da DRE- Barra do Garças, Eliane Pereira Campos Silva - Formadora Regional da Educação Infantil e Alfabetização e Mateus Soares Lima, Articulador Regional do Educa MT

Secretaria Municipal de Educação de Campinápolis realiza o 3º Seminário do Programa Alfabetiza MT
Foto: Davi - Mix Agência Criativa

Por: Adailson Pereira

 

A Prefeitura de Campinápolis (a 545 km de Cuiabá), através da Secretaria Municipal de Educação, promoveu na quadra poliesportiva da Escola Municipal Anastácio Feliciano Alves (EMAFA), o 3º Seminário do Programa Alfabetiza MT, cujo objetivo é estabelecer a alfabetização na idade certa.

 

Presente no seminário, a coordenadora regional do Programa Alfabetiza MT da Diretoria Regional de Educação (DRE) de Barra do Garças, Márcia Fraga, destacou a importância da gestão municipal para a educação dos alunos.

 

“Aqui em Campinápolis, eles trazem esse nome para um momento de reflexão quando coloca os desafios da aprendizagem [...] Campinápolis ainda tem um grande desafio, que é o ensino da língua bilingue [...] é um desafio enorme que vem enfrentando a cada ano e vem superando essa fronteira de aprendizagem entre a Língua Xavante e a Língua Portuguesa. Parabenizo a gestão municipal que está no caminho certo”, disse a coordenadora do DRE.

 

A secretária municipal de Educação, Renata Cristina, ressaltou as dificuldades enfrentadas no campo educacional em Campinápolis, na região e no país. “Precisamos somar forças com pessoas que tenham a capacidade, a vontade de promover educação de qualidade, diminuindo essa defasagem da aprendizagem em nossos municípios. O prefeito José Bueno nos deu todo o suporte para que pudéssemos fazer a adesão desse programa. O resultado que estamos obtendo, às vezes, requer uma atenção maior, onde temos um grupo de professores que contribuem para que tudo dê certo”.

 

Coordenador do Alfabetiza MT em Campinápolis, Nelson Gonçalves destacou a preocupação com a alfabetização das crianças do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental, ao qual, o programa dá suporte. “Precisamos atingir metas. Os professores estão todos engajados trabalhando em prol da alfabetização. Fizemos uma avaliação diagnóstica, as crianças mostraram que avançaram um pouco. Na semana passada, fizemos as avaliações formativas processual e final do ano, nós temos a avaliação somativa onde será mostrado o nosso resultado. A verba do ICMS está atrelada com o nosso resultado, se não avançarmos na alfabetização, a nossa verba cai”.

 

Sobre o programa

 

O Programa Alfabetiza visa o fortalecimento do Regime de Colaboração entre estado e municípios com ênfase na Alfabetização das crianças até 2° ano do Ensino Fundamental. 

 

O programa prescinde de estrutura de gestão, criação de instrumentos legais e assinatura do termo de cooperação técnica pelo governo do Estado e prefeitos para assegurar, às crianças, o direito à alfabetização na idade certa.  

 

Estruturado em 8 componentes e 26 macro ações, o Programa Alfabetiza tem por objetivo a transformação do contexto do estado sobretudo, na fase da alfabetização, fortalecendo a gestão escolar, capacitando os docentes, avaliando o desempenho dos estudantes e gerando incentivos às escolas.